quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Continuação de curtas: fila do supermercado e o amor está no ar


Sempre que realizo uma reflexão, dias depois sempre penso em algo que poderia ser acrescentado àquilo que foi escrito. É um movimento natural, aquilo de ontem, no hoje, estar modificado. Algumas coisas se transformam com mais intensidade, é mais visível essa mudança e outras nem tanto. Por esses dias eu estava naquele mesmo supermercado que já mencionei, a loja estava muito cheia e, portanto, os caixas também. Entrei em uma fila, nesse dia eu estava sozinha, e logo atrás de mim tinha uma mãe com uma filha de uns 2 anos de idade. Mais do que depressa os olhinhos da pequena viram aqueles brinquedinhos e ela logo foi pegá-los. A mãe, atenta, chamou a atenção da filha, que por sua vez não conseguia largar os brinquedinhos. Essa mãe, como forma de conter a menina, prometeu a ela um bombom caso ficasse quietinha. A menina sorriu, seus olhinhos brilharam e por alguns segundos conseguiu se conter, afinal o bombom era algo que também queria. Mas ela, só com seus 2 aninhos, não conseguiu, pegou o brinquedinhho de novo, convenhamos, a tentação é muita e ela se esforçou. A mãe fez seu papel. A repreendeu e disse que ela não iria ganhar o bombom já que não se comportou. Fiquei chateada, muito solidária tanto com uma quanto com a outra. O "monstro" do supermercado quer empurrar "coisas" e não respeita o  limite do outro e muito menos o território da mãe e da menina. É um "tremendo" de um invasor que faz sofrer. Por isso, depois de incotáveis vezes repreender minhas filhas por elas serem crianças (são atraídas pelas coisas) e minhas filhas sentirem o que a menina sentiu, resolvi dar "de ombros" ao supermercado. Ele é um monstro, mas eu não vou deixá-lo assustar as criancinhas e nem a mim. Pensei até em dizer isso a mãe, mas achei eu também poderia ficar na mesma posição do "monstro", ser invasiva. Já bastava o supermercado ter assumido esse papel. O máximo que fiz foi dizer para a menina que eu iria ser bem rápida, que logo chegaria a vez dela, o que de fato aconteceu. Até agora lembro daqueles olhinhos infantis, me olhando e dizendo: fui vista. Além dela tem outra menina me olhando com uma carinha de: cadê o amor que estava no ar? Feliz não está mais tão feliz. Seu namoro acabou. O corajoso rapaz que procurou demonstrar seu amor por Feliz fez o contrário. Logo que as aulas retornaram ele escreveu um bilhete: não te amo mais. Ela, de noite, já na cama, enroladinha no cobertor me contou sobre esse bilhete e relatou estar chateada porque acha que seu namoro não durou muito. Apesar daquela carinha meio desamparada, meio constrangida, eu sorri muito para ela e disse que para seus poucos 7 anos o namoro tinha até durado muito. Normalmente nessa fase os namoros duram dias e o dela durou pouco mais de mês. Ela sorriu, deu-se por satisfeita e dormiu. Sentiu-se bem, deve ter pensado: "ultrapassei uma etapa". Também fui dormir. Senti uma sensação muito gostosa de que a vida tem sido vivida como ela é. Também tenho ultrapassado as minhas etapas. Isso é muito bom.

3 comentários:

  1. Teu post me inspirou ternura!

    Boa parte das vezes, a gente só quer ser notada!
    Eu gosto de brincar com crianças em metrôs e trens, mas nada muito chamativo. Só dar um sorrizinho ou tchauzinho. É incrível, todas as crianças sorriem de volta ou dão tchauzinhos também!

    E tua filha está se tornando uma heroína pra mim, porque eu queria tanto ter essa 'inteligência emocional' aos 7 anos... Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Patricia, bom dia

    Se minha filha eh uma heroina para voce, voce e um contentamento para mim.

    Seus comentarios sao sempre muitos afetuosos, e muito gostoso receber isso.

    Quanto a Feliz, sua inteligencia emocional eh igual as das outras meninas, mas ela tem algo um pouco diferente, ela se preocupa mais com o que sente e menos com o que os outros estao pensando dela. Talvez isso seja sua grande sabedoria. Tambem aprendo com ela.

    Abracos,
    Patricia

    ResponderExcluir
  3. Patricia,

    Uma das coisas que faz com que eu volte sempre aqui é a sua hospitalidade!
    É muito legal saber meus comentários não "passam em branco"!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir