terça-feira, 21 de junho de 2011

Curtas: O amor está no ar

Minha filha Feliz (7 anos) está mais feliz ainda. Descobriu-se enamorada de um Dom Juan (também com 7 anos) que corajosamente colocou em baixo de sua carteira na escola um bilhete: "eu te amo". Além de tal declaração esse jovem rapaz não deu-se por satisfeito e pedagogicamente pediu uma confirmação da reciprocidade: "se você me ama ponha um X no quadradinho". Feliz ficou tão radiante que pegou um papel toalha no banheiro e escreveu um bilhete: "te amo". Entregou-o ao rapazinho que, ligeiramente escreveu em baixo das palavras da amada: "eu também". Isso tudo em uma única manhã. Além de tal troca afetiva dos enamorados, Feliz compartilhou com duas colegas o recebimento do carinho. Recebeu conselho de uma delas que seria uma fria e a outra tratou de espalhar para todos da sala que estava havendo um romance. E mais, espalhou-se para todos os segundos anos, inclusive sua irmã Estrela ficou sabendo. Mesmo assim, com sua intimidade espalhada, Feliz disse-me: "mãe, eu não consigo tirar esse sorrizinho da minha cara". À noite esmerou-se para escrever um bilhete para o amado: "você quer conversar comigo no pátio?" Também me fez diversas perguntas sobre como é o amor, o que é o amor, o assunto começou a ficar complexo, mas mesmo assim tão desinteressado de enfeites, eram apenas correspondências, fiquei observando. Feliz, ao me relatar tão singelos acontecimentos, não deixava de colocar que seu Dom Juan também era diferente. No passado ela teve dificuldades com o ambiente social da escola (era outra) e agora algumas delas ainda persistem. Muitas vezes ela se interessa por coisas que outras crianças não, e não gosta de fazer parte de "panelinhas". Ela é na dela, inclusive é uma menina que não liga muito para a opinião dos outros, gosta do seu jeito e quando questionada diz gostar de si mesmo. Então, Feliz, com seu jeito peculiar de ser, em nenhum momento planejou algo ou  fez algo intencionalmente para conquistar seu admirador. Sem esperar, recebe uma declaração explícita: "gosto de você do jeito que você é". Ela está radiante, com muito motivo, quem não quer isso para si? A começar pela auto-estima. Nos tempos atuais, gestos naturais de aceitação de como somos estão escassos. Temos protocolos para tudo e o politicamente correto muitas vezes mascara o que é na realidade. Hoje entoamos discursos de liberdade de ser, mas . . . . .isso acontece de fato? Temos liberdade de sermos diferentes do que esperam de nós e continuarmos a contribuir em nossa coletividade? Acredito que temos vivido muito para fora e pouco para dentro. Mostramos o que temos e o que sabemos fazer, mas pouco do que pensamos ou sentimos. É muito fácil acabar caindo naquele vazio do, quando se tem muito a perder porque não se tem nada.   Só que enquanto isso, vou ter que pensar, refletir como mãe, observar a evolução dos acontecimentos e ao mesmo tempo admirar tal singela manifestação de carinho. Por isso coloco para os meus leitores o link do música "Love is in the air", para aproveitarmos esse momento em que o amor está no ar.

6 comentários:

  1. Que legal Patricia, delicia de fase da vida essa das grandes descobertas, novas emoções... Ahhh o amor...;-)

    ResponderExcluir
  2. É Cris, mas um pouco cedo. Espero que seja fogo de palha.

    Abraços,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  3. Patricia,

    Que lindo texto!
    Eu entendo sua preocupação com a precoce, mas devemos concordar que é mesmo muito bonito ver como e qdo o amor se manifesta nas nossas vidas... E achei muito bacana tua filha ter aberto essa questão contigo! Quando eu era menina de uns 7 anos tb, eu jamais falaria qualquer coisa pra minha mãe ou até mesmo pra alguma amiguinha... Mesmo tão novinha, ela mostrou ter uma postura muito bacana, eu diria até que madura!

    Que sua filha seja feliz, seja nesse 1º romance, seja nos que outros que virão!

    Este post inspira coisas e sentimentos tão bons, tão ingenuos, que já esquecemos há um tempo.... !

    ResponderExcluir
  4. Olá Patricia,

    Gostei do que você observou, não tinha pensado nisso, no fato que Feliz usou de um espaço comigo para compartilhar. E também tenho que confessar que essa experiência dela despertou em mim esses sentimentos ingênuos que já esquecemos.

    O amor está no ar.

    Abraços,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de fase, de momento...que delícia ler este texto!

    O amor é que faz a vida ser boa.

    Bjs com muito amor

    Cláudia Renó

    ResponderExcluir
  6. Patrícia
    adorei o texto!! E a carinha dela contando tudo isso pra gente com o olhinho brilhando!!
    Amei a imagem que você escolheu, achei a carinha da Feliz!!!
    Beijão

    ResponderExcluir