terça-feira, 11 de outubro de 2011

Curtas: Touradas e sadismo


Insônia . . . .  fui ler notícias na internet. Havia uma notícia sobre um toureiro ferido pelo touro e a reportagem advertia que a imagem era forte. Mesmo assim fui olhar, não sei porque, queria ver como o toureiro tinha sido ferido. Achei a imagem chocante, mais pelo sangue que escorria do lombo do touro do que pelo toureiro. Foi estranho, ao olhar a foto não pude deixar de sentir que o touro nada mais fez do que reagir com raiva e atacou quem o machucava. Aparentemente o touro deveria estar sentindo muita dor. Não entendo nada de touradas e também não conheço muito da cultura espanhola, mas existe algo que é universal, o sadismo. Na tourada o objetivo nada mais é do que inflingir dor, mostrar superioridade e poder. É uma tortura lenta. É um sadismo atuante e perverso, tanto do toureiro como de quem assiste. E em toda a história de nossa "civilização" tem exemplos e mais exemplos do homem sádico, às vezes uma nação inteira sádica, se sobrepondo ao outro em função de um narcisismo e um egocentrismo. A vida do outro existe para que sinta dor e com isso alimentar o prazer no sádico. Não consigo entender. Uma vez li um livro escrito por um antropólogo que defendeu a tese que essa agressividade, que esse sadismo também é presente nos chimpanzés e por isso temos esse "algo" filogenético. O livro "O macho demoníaco" mostra como os chipanzés também se juntam e machucam outros de suas espécie por prazer ou para demonstrar poder. Os chimpanzés gostam de poder, o disputam e machucam o outros para enviar "recados". Em contrapartida, nesse mesmo livro, aprendi sobre os bonobos. Também primatas superiores e muito pacíficos, com a empatia presente em suas ações. Segundo o livro o bando tem a figura da fêmea-alpha e não o macho-alpha com na "sociedade" dos chimpanzés. Além disso todos os conflitos que acontecem no grupo são resolvidos através do sexo. Deu problema . . . .  sexo, inclusive entre pares do mesmo gênero. Parecem o oposto dos chimpanzés. Uma das colocações do livro é que como devemos ter herança genética tanto de um como de outro temos as duas tendências: agressividade e pacificação. Agora, se um jeito de lidar com o sadismo e os conflitos é com o sexo, de maneira muito simplista e sem ofender o pensador, Freud estava "coberto" de razão. Nossas pulsões sexuais são "comandantes" em nossas relações. Então, simplificando muito mais, será que ao invés de corrermos tanto atrás em aumentar nosso patrimônio, ter uma casa mais confortável, trocar de carro, não deveríamos procurar um parceiro sexual bem legal e, quem sabe, a paz mundial se instaurar. Desde que o mundo é mundo sexo é um tabu, e desde que o mundo é mundo o homem dizima povos, rouba culturas, se sobrepõe sobre o outro por prazer, ganância, por fim, um narcisista sádico. A tourada é um exemplo de um sadismo coletivo como outros tantos que nossa história está recheada. Será que isso um dia muda ou o ser humano vai continuar escrevendo sua história com a tinta do sadismo, do poder e da perversão?

7 comentários:

  1. Eu me candidato a salvar o mundo das guerras!

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo,

    kkkkkkkk, se fosse assim tão simples.

    Abraços,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  3. Enganar/iludir uma pessoa apenas para obter sexo também não seria um exemplo de sadismo?

    ResponderExcluir
  4. É verdade Patrícia, não é tão simples assim. Se houver alguém que pague nossas contas, plano de saúde, escola da criançada, etc. fica mais fácil de procurar um parceiro sexual legal. Vivendo na casa dos pais ad infinitum dá para fazer. Mas em geral, neste estágio a pessoa já está casada e as despesas e investimentos são compartilhados (ou alguém do casal os assume), de modo que essa procura nada mais seria do que uma traição. Não sei se gostei dessa proposta :(

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo,

    Certamente iludir uma pessoa para apenas obter sexo é um exemplo de sadismo. Os bonobos fazem sexo para resolver/dissolver conflitos e não para levarem vantagens sexuais.

    Abraços,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  6. Olá Fer,

    A idéia é casar com esse parceiro sexual bem legal. Não é depois de casada, já com filhos, arrumar um. Nesse caso seria sim uma traição e traria mais conflito do que paz. A idéia é o sexo ser uma solução e não um problema.

    Abraços,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  7. Penso que o sadismo, de alguma forma, faz parte do ser humano.

    Não digo no sentido de "crueldade", mas no sentido de "sobressair"...

    Em algumas situações específicas, ou você é o sádico ou você é o alvo do sadismo...

    ResponderExcluir