segunda-feira, 16 de maio de 2011

Curtas: histórias para boi dormir



As propagandas de hoje estão exagerando na tentativa de tornar humanizada uma relação que é comercial. Está ficando ridículo. Tem uma propaganda de uma seguradora de carros que conta uma historinha de dois irmãos pequenos em um carro. O menorzinho puxou o freio de mão e o carro andou para trás. Quem os salvou foi o irmão maior que pulou dentro do carro, pelo vidro da frente. Uau! Tem também aquela que uma noiva e uma senhora entram correndo em um supermercado dizendo que o bouquet sumiu. Uma “consultora” do supermercado diz para elas ficarem calmas, irem para a igreja que ela já levaria um bouquet. A consultora o fez flores que o estabelecimento vende e um “lindo” laço. Nesse comercial aparece em letras  que a história foi inspirada em uma experiência da consultora Beth. Fico me perguntando: inspirada como, que parte? Será que a Beth estava dormindo quando sonhou algo assim? Que noiva é essa perde o bouquet a caminho da igreja, dentro de um carro? Que noiva é essa que para em um supermercado e não em uma floricultura para providenciar um bouquet urgente? Que historinha mais linda, casar com um bouquet de supermercado. Como essa rede é maravilhosa, em um momento crucial, de extremo aperto da noiva, um supermercado a salvou. . . . . . e seu sonho . . . . . . se realizou completamente. E a tal seguradora que divulga uma historinha de um rapaz lerdinho que nem conseguiu puxar o freio de mão, cujo irmão maior é um super herói. Se o pequeno conseguiu soltar o freio, deveria ter uns 6 ou 7 anos, portanto o outro ocupante do carro, pelo menos 8, será que já não dava para puxar o freio? A mensagem final é: nunca deixe crianças sozinhas dentro do carro. Leia nas entrelinhas: pais irresponsáveis, deveriam levar um puxão de orelha. Infantilização. Moral da história: as empresas e indústrias acham que nós, os consumidores, somos uns bobos, e nos querem comprar com historinhas para boi dormir. Preferia as da minha avó, muito melhores.

4 comentários:

  1. Patrícia, adorei. Eu assito televisão quando estou muito cansada, então nem presto atenção no programa, quanto mais nas propagandas. Adorei o olhar que deu. Antes eu adorava ver propagandas, até hoje, vejo que tem umas muito inteligentes. Mas estas...ou são comicas mesmo, ou subestimam o consumidor.

    ResponderExcluir
  2. Claudia,

    Tem umas muito inteligentes, mas outras... dão até medo.

    Beijos,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  3. adorei seu post! achei seu blog procurando o filme dos irmaos.

    eu tenho um problema um pouco diferente do seu com a propaganda da seguradora. acho que o garoto passa uma desconcertante impressao de que a brincadeira entre os irmaos devia ser, por assim dizer, inapropriada...

    com relação 'a noiva, tambem fiquei pensando que diabos de historia real pode ter inspirado uma coisa tao absurda e tao piegas...

    ResponderExcluir
  4. Olá Silvinha,

    Que bom que gostou, também me incomoda a história da noiva, muito longe do real.

    Abraços,
    Patrícia

    ResponderExcluir