As propagandas de hoje estão exagerando na tentativa de tornar humanizada uma relação que é comercial. Está ficando ridículo. Tem uma propaganda de uma seguradora de carros que conta uma historinha de dois irmãos pequenos em um carro. O menorzinho puxou o freio de mão e o carro andou para trás. Quem os salvou foi o irmão maior que pulou dentro do carro, pelo vidro da frente. Uau! Tem também aquela que uma noiva e uma senhora entram correndo em um supermercado dizendo que o bouquet sumiu. Uma “consultora” do supermercado diz para elas ficarem calmas, irem para a igreja que ela já levaria um bouquet. A consultora o fez flores que o estabelecimento vende e um “lindo” laço. Nesse comercial aparece em letras que a história foi inspirada em uma experiência da consultora Beth. Fico me perguntando: inspirada como, que parte? Será que a Beth estava dormindo quando sonhou algo assim? Que noiva é essa perde o bouquet a caminho da igreja, dentro de um carro? Que noiva é essa que para em um supermercado e não em uma floricultura para providenciar um bouquet urgente? Que historinha mais linda, casar com um bouquet de supermercado. Como essa rede é maravilhosa, em um momento crucial, de extremo aperto da noiva, um supermercado a salvou. . . . . . e seu sonho . . . . . . se realizou completamente. E a tal seguradora que divulga uma historinha de um rapaz lerdinho que nem conseguiu puxar o freio de mão, cujo irmão maior é um super herói. Se o pequeno conseguiu soltar o freio, deveria ter uns 6 ou 7 anos, portanto o outro ocupante do carro, pelo menos 8, será que já não dava para puxar o freio? A mensagem final é: nunca deixe crianças sozinhas dentro do carro. Leia nas entrelinhas: pais irresponsáveis, deveriam levar um puxão de orelha. Infantilização. Moral da história: as empresas e indústrias acham que nós, os consumidores, somos uns bobos, e nos querem comprar com historinhas para boi dormir. Preferia as da minha avó, muito melhores.
Patrícia, adorei. Eu assito televisão quando estou muito cansada, então nem presto atenção no programa, quanto mais nas propagandas. Adorei o olhar que deu. Antes eu adorava ver propagandas, até hoje, vejo que tem umas muito inteligentes. Mas estas...ou são comicas mesmo, ou subestimam o consumidor.
ResponderExcluirClaudia,
ResponderExcluirTem umas muito inteligentes, mas outras... dão até medo.
Beijos,
Patrícia
adorei seu post! achei seu blog procurando o filme dos irmaos.
ResponderExcluireu tenho um problema um pouco diferente do seu com a propaganda da seguradora. acho que o garoto passa uma desconcertante impressao de que a brincadeira entre os irmaos devia ser, por assim dizer, inapropriada...
com relação 'a noiva, tambem fiquei pensando que diabos de historia real pode ter inspirado uma coisa tao absurda e tao piegas...
Olá Silvinha,
ResponderExcluirQue bom que gostou, também me incomoda a história da noiva, muito longe do real.
Abraços,
Patrícia