terça-feira, 19 de abril de 2011

Significado afetivo da palavra mãe


Hoje, na recepção de um consultório tinham várias revistas e um livro de crônicas do Arnaldo Jabor “Amor é prosa, sexo é poesia”, um profissional de referência na mídia do qual não gosto muito. Acho seus comentários, apesar de supostamente inteligentes, cheios arrogância, prepotência e agressividade, não é um estilo que me agrada. Mas,. . . . . não sei porque (não acredito em ações sem significados), peguei o livro para dar uma folheada. Estava marcado em uma crônica na qual ele falava de sua mãe, de como sentia muitas vezes vontade de ligar para ela, mas que não tinha o número do céu. Que algumas vezes ligou em seu número antigo e quando uma voz desconhecida atendia, dizia ser engano. Também descreve sua mãe como alguém que tentou realizar-se na família, tentou ser feliz, mas que a melancolia tomou conta. Arnaldo Jabor coloca acreditar que esse sentimento também era muito presente em função da opressão e repressão social da época, os anos 50. Fiquei muito intrigada. Um homem feito, agressivo, prepotente, vez por outra na vida, talvez em situações que vivencie conflitos, a primeira pessoa à qual faz lembrança de bem estar é a mãe, que descreve como uma pessoa triste. Comecei a refletir sobre isso, achei contraditório, e lembrei das incontáveis vezes em que ouço as pessoas dizendo da importância de ter a mãe por perto em determinadas situações. Mesmo aquelas pessoas cuja mãe não é, nem de longe, aquela da propaganda de margarina, cuja mãe é uma não-mãe. Mesmo essas pessoas, ouço dizer, que gostariam de ter uma mãe por perto. Pelo visto o significado afetivo de mãe é alguém que cuida, que conforta, que protege. O ser humano quando nasce, tem sua sobrevivência dependente totalmente de outra pessoa, nascemos desamparados. Essa pessoa que nos alimenta, que nos aquece e nos mantém confortáveis é com quem desenvolvemos uma relação afetiva de confiança. É essa pessoa que queremos por perto quando nos sentimos vulneráveis. Via de regra, a pessoa que cuida é a mãe biológica, e quando não é, a criança passa a chamar essa pessoa de mãe.  Ou seja, o significado afetivo de mãe é: aquela que protege, aquela que alimenta, aquela que conforta.

3 comentários:

  1. Sem dúvida Patrícia. E como você bem disse, isso vale para aquela que cuida. No meu caso, faço essa referência a minha avó. Sempre que preciso de conforto, carinho ou me sinto desamparada é a ela que recorro.

    E, para descontrair, hoje descobri que Amanda me chama de aun. Acho que ela tenta falar mãe, não consegue e sai aun. Muito bonitinha. Acho que logo mais escutarei meu primeiro mamamamamamamamama :) Contando os minutos !

    Afinal, melhor do que ter uma mãe para reconfortar nas horas difíceis, é ser mãe para poder confortar alguém tão precioso.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu tento pensar no quanto e no quê minha mãe significa pra mim, sinto uma coisa muito forte! Não sei bem, acho que um sentimento de admiração, respeito, amor e tudo o mais pela mulher mais importante da minha vida!

    Além disso, tenho pra mim que só serei uma mulher, no sentido completo da palavra, quando eu também for mãe! (Coisa que eu desejo muito!)

    =)

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Espero que em breve você realize esse desejo. É realmente uma completude para a mulher.

    Abraços,
    Patrícia

    ResponderExcluir