domingo, 17 de abril de 2011

Digam não ao soutien infantil


Faz parte do imaginário infantil, em crianças de mais ou menos de 4 a 8 anos, imitarem um adulto com o qual se identifiquem e gostem.  Aquelas cenas de meninas com saltos, colares e vestidos de suas mães, meninos colocando espumas de barbear no rosto e penteando o cabelo como seu pai, além de saudáveis são comuns nessa fase. A criança, projeta querer ser aquela pessoa, mas não vive como ela e sabe que não é. É nessa fase que crianças brincam de serem os super-heróis, super-heroínas, policiais, cantoras, etc.... É uma fase em que a IMAGINAÇÃO faz parte da formação de sua auto-imagem.
Só que a indústria do consumo se aproveitou desse desejo infantil e desenvolveu produtos que tornam o imaginário, real.
Um exemplo escandaloso é o soutien infantil. Meninas de 5, 6, 7 anos estão usando soutiens com bojo para . . . .  talvez nem elas mesmas saibam. É muito provável que queiram parecer suas mães, parecer mais velhas (faz parte da fantasia), e suas famílias talvez não tenham percebido o que o uso de um simples soutien pode significar nesse momento da criança.
Usar o soutien na escola, em festinhas, mostra que a criança não é e não quer ser igual às de sua idade. Ela aparenta ser mais velha porque tem peito. Qual será o conteúdo dessa fantasia realizada: ser outra pessoa, ser mais velha? A criança se coloca fora do seu lugar, do seu tempo, de sua fase, seu imaginário fica empobrecido já que ela consegue ser quem ela quer ser. Não precisa mais fantasiar.
Instala-se uma confusão de identidade já que ela passa, concretamente, a viver fora de seu tempo. O mundo criativo da criança torna-se vazio de projeções e sua auto-imagem fica distorcida. E me pergunto: que imagem é essa que fica na criança sobre ela mesma?
Digam não ao soutien infantil. Digam não a tudo que rouba o que a criança tem de mais precioso. Seu imaginário, sua fantasia, sua identidade.

6 comentários:

  1. Amei o texto Patrícia ! Excelente reflexão. O pediatra da Amanda, que segue a linha da medicina antroposófica, ia aplaudir de pé sua colocação. Segundo ele, acelerar o desenvolvimento das crianças não é tão inofensivo para a saúde quanto muitos pais pensam.

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Lys, diga não ao soutien infantil.

    Abraços,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  3. Odette Serra Cypriano.19 de abril de 2011 às 11:16

    Patrícia,
    O que mais me horroriza nesta história toda é o comportamnto da mãe, que é responsável por todas as perdas que a criança sofre e estimula o comportamento de sua filha.

    ResponderExcluir
  4. Eu também concordo com o que vc escreveu! Acho um absurdo isso, as crianças perdem a identidade infantil e acabam sendo erotizadas!
    Não aos soutiens infantis!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você também pensa assim. Mais coro para entoarmos "não aos soutiens infantis".

    Patrícia

    ResponderExcluir
  6. já minha amiga usa sutiã e eu quero ter um e ainda acho que eu devo usar sutiã.

    ResponderExcluir