domingo, 18 de setembro de 2011

Curtas: Poroca - um encontro

Há uns 10 anos atrás, ainda na faculdade, estava aprendendo sobre psicodrama e a professora leu um trecho em que Jacoby Moreno, o pai do psicodrama, escreveu sobre o encontro de duas pessoas.


A partir dessa leitura eu escrevi um texto, e não sei porque resolvi colocá-lo hoje no meu cantinho de reflexões. Fala sobre algo que acontece o tempo todo em nossas vidas, sobre o encontro com o outro. Aqui vai um pensamento de 10 anos atrás: "Quando leio ou escuto a palavra encontro, nunca  deixo de lembrar o dia em que aprendi sobre a pororoca, que é o encontro das águas do Rio Amazonas com o mar. Ao ler a poesia, imediamente a palavra pororoca veio-me à mente e enxerguei o encontro proposto por Moreno como um encontro da pororoca, só que ao invés de águas, um turbilhão de emoções. Quando encontra-se com o outro, ou seja, que ocorre uma interrelação e papéis são vividos, emoções são sentidas e trocadas. Quando há a proposta de vivenciar a experiência do outro através da representação da troca dos olhos, há um benefício mútuo. Passo a ver-me sob outro ângulo e a pessoa também passa a ver-se sob outra ótica. Processo muito construtivo para uma auto-avaliação e conscientização de suas atitudes e maneira sde lidar com os papéis e as relações pessoais. Maneira de entrar em contato com os próprios sentimentos e conflitos. Volto novamente à pororoca. Ela é um fenômeno da natureza que não é presente, nem passado, nem futuro. A vivência dos papéis, o olhar a si mesmo e ao outro é uma experiência atemporal e que flui trazendo uma série de renovações internas. Assim como a pororoca está sempre ocorrendo com águas renovadas e trocadas. Ninguém consegue aprisionar ou controlar esse fenômeno. O encontro deve ser espontâneo e criativo assim como a natureza o é." Hoje após 10 anos eu escreveria diferente, mas não mudaria muito. A importância e intensidade do encontro com o outro é única com aquele outro. Saber encontrar-se, consigo e com o outro, não tem preço.

4 comentários:

  1. É o que eu estou fazendo.

    ResponderExcluir
  2. Estou arrepiada!

    Quando a gente realmente encontra uma pessoa, no sentido que vc descreve acima, é uma coisa tão intensa, tão vívida, tão.. tão.. tão... tão mágica!

    Não sei se porque hoje, nesse instante, estou necessitando muito de um novo encontro (comigo ou com algum outro) seu texto caiu como uma luva!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia,

    Acho que depois do post anterior este fez você se sentir melhor.
    Muito bom encontrar o outro e a si mesmo. Traz muitas transformações, nos sentimos melhor, nos tornamos outra pessoa. É uma experiência muita rica e traz satisfação, prazer.

    Boa semana.

    Abraços,
    Patrícia

    ResponderExcluir