segunda-feira, 11 de abril de 2011

Originalidade no cotidiano


Recentemente vi um filme na televisão: “Foi apenas um sonho” com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Era um casal, na década de 50, nos EUA, com dois filhos pequenos que resolvem mudar totalmente o estilo de vida e de país. O filme se desenrola entre o despertar da idéia e sua morte...... foi apenas um sonho, como coloca o título.
A temática do filme trouxe à tona várias reflexões que faço constantemente: ser um ser social, saber viver na sociedade de seu tempo, ter seu grupo, mas não ser massificado, esmagado em suas características próprias, sua originalidade (aqui o termo está relacionado com seu significado, origem, e não diferente). A conquista e compreensão desse equilíbrio, se é que existe, é bem difícil.
Tenho uma amiga que me impressiona com essa habilidade. Ao mesmo tempo que tem uma vida “comum”, profissão, marido, filho, pai, mãe, irmãos, ela também cultiva seu próprio ser nos espaços em que isso é possível. Seu apartamento tem várias cores nas paredes, quando digo várias cores não são duas paredes na sala, muito mais. Em uma das paredes ela vai colocar um conto do qual gosta muito, faz mais ou menos dois anos que está planejando os armários, não quer nada padronizado e também já organizou um encontro com uma amiga cuja temática foi “traga sua arte”: os convidados levaram poemas, danças, músicas, etc,  mostrando uns aos outros o que gostavam como arte. Ela é diferente? Sim e não. Não é uma revolucionária e não fica entoando discursos sobre como não ser massificado, o que ela faz de diferente é encontrar espaço em seu dia a dia para a expressão de seu Eu, do seu original.
Talvez, este blog seja uma tentativa de expressar o meu Eu que, talvez, seja um constante pensar sobre as coisas do dia a dia, do ser humano e suas relações afetivas, talvez, talvez, talvez....

5 comentários:

  1. Patrícia, o comentário anterior, saiu no email do meu filho, não entendi o que houve.
    Realmente o ponto é este....ter um lugar onde possa expressar algo seu!
    Isto é uma conquista muito boa!!!
    Adorei o blog!! Serei assídua leitora!
    Um abraço
    Cláudia(mas sairá novamente no nome do rafa)

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudia, como eu disse na postagem acredito que essa é uma habilidade e admiro quem a desenvolve.

    Beijos,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  3. Odette Serra Cypriano19 de abril de 2011 às 11:30

    Acho difícel não ser massificada. Eu pessoalmente não sei como fazê-lo mas admiro quem o sabe.

    ResponderExcluir
  4. Olá Odette,

    Também admiro muito quem consegue esse equilíbrio.

    Patrícia

    ResponderExcluir